Setor de serviços registra em abril maior queda


O volume do setor de serviços do Brasil teve queda de 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, a maior queda para meses de abril da série histórica, iniciada em 2012, acompanhando as retrações de 5,2% em março e de 5,3% em fevereiro.
Em relação a março, o setor cresceu 1% (série com ajuste sazonal), após ter registrado recuo de 2,6% em março (revisado) e crescimento de 0,2% em fevereiro.

O segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou crescimento de 1% (série com ajuste); os segmentos de Serviços prestados às famílias e Serviços profissionais, administrativos e complementares não apresentaram crescimento (0,0%); e os segmentos de Serviços de informação e comunicação e Outros Serviços registraram quedas de 0,2% e 5,8%, respectivamente. O agregado especial das Atividades turísticas apresentou recuo de 2,0% na comparação com o mês imediatamente anterior.

A receita nominal do setor registrou em abril variação positiva de 0,5% em relação a março (série com ajuste) e na comparação com mesmo mês do ano anterior (sem ajuste sazonal) ficou em -0,4%. A taxa acumulada no ano ficou em 0,6% e, em 12 meses, correspondeu a zero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário